quarta-feira, 15 de abril de 2015

18 erros em fanfics

Os mais comuns.



Quando você escreve ou lê fanfics há certo tempo, começa a perceber que elas têm coisas em comum. Se você é, por exemplo, fã de um anime especial, vai notar que algumas histórias começam todas com a mesma ideia. Que leitor de fanfics de Naruto nunca viu "Sasuke volta para Konoha e..."? Do mesmo modo, percebemos que existem muitos erros em comum. Alguns deles fazem centenas de leitores passarem raiva: "Não acredito que o autor fez isso de novo" ou "Será que ninguém repara nisso aqui?"
Nesse post, vim aqui para salvar o seu dia, ou pelo menos, listar algumas coisas que os autores á deveria ter parado de fazer há muito, muuuuuuito tempo:

1) Usar internetês

sab cm eh rsrsrs n fika lgl se vc abrevia mt as coisas na hr d screver

Doeram seus olhos? Se não, deveria. Ao escrever uma história, seja num diálogo ou na descrição, mantenha distância. As abreviações servem para conversas informais e tão rápidas quanto possíveis. Você não quer dar impressão de que escrever tudo com pressa, certo?
As únicas exceções para o internetês é quando as personagens da história estão conversando por mensagens no celular ou em algum chat da internet. Você, autor, deve passar longe do internetês.

2) Repetir palavras em excesso

Estou em casa. Fazia tanto tempo que não vinha para casa... Que saudades eu estava! É tão bom estar em casa outra vez. Tudo na casa está exatamente do jeito que eu deixei, mesmo que a casa toda esteja empoeirada. Ainda é a casa de antigamente.

Existem dois jeitos de usar a repetição. Um deles é feito por autores mais experientes, usando para enfatizar alguma coisa. Mais do que isso: é proposital, não por acidente. O outro jeito deixa o texto chato e até irritante. Qual dos dois acontece com mais frequência? Uma chance para adivinhar.
Se eu, como uma leitora beta, fosse corrigir o trecho acima, ele ficaria mais ou menos assim:

Estou em casa. Fazia tanto tempo que não vinha para cá... Que saudades eu estava! É tão bom estar aqui outra vez. Tudo está exatamente do jeito que eu deixei, mesmo que todos os cômodos estejam empoeirados. Ainda é a casa de antigamente.

O problema real não é repetir, é fazer isso em um intervalo muito curto entre uma palavra igual e outra. Uma maneira de evitar isso é usar o localizador do Microsoft Word, ou da ferramenta de texto que você utiiliza. Ele vai destacar aquele termo em especial, é só reler e apagar ou substituir aqueles que estão muito próximos. Simples, tecnológico e mágico.

3) Descrever personagens pela cor de cabelo o tempo todo

O moreno olha com uma cara satisfeita para o ruivo e diz:
-Eu já te diverti, agora me faça feliz.
O ruivo olha para o moreno e diz:
-Então, a partir de agora, você vai fazer o que eu mandar.

Por mais que, dependendo da situação fique claro de que personagens vocês está falando, fazer isso toda hora é péssimo. A imagem mental da cena é um monte de perucas interagindo.
Se a sua história tem um elenco muito grande de personagens, é mais conveniente usar os nomes deles em vez de 5 sinônimos diferente (a garota, a menina, a loira, a estudante...). Para um bom exemplo, leia a série Harry Potter.

4) Nível de descrição: zero

Fulano, Ciclano e Beltrano vivem num mundo mágico. Os garotos passam o dia todo em aventuras pela floresta e treinando para serem grandes cavaleiros.

Uma coisa que pode soar óbvia, mas na qual muitos autores pecam, é achar que o leitor é vidente. Que se você apresentar uma personagem só pelo nome, é possível imaginar como ela é fisicamente. Que se você passar muito por cima na descrição é fácil visualizar a história. Não, não é.
Eu acredito que o quanto você descreve depende da história em questão e do seu estilo de escrita. Em uma fanfic de um anime popular, não é tão necessário assim falar "Naruto era loiro de olhos azuis" e coisa do tipo. Já em uma trama completamente sua, ninguém conhece o ambiente ou as personagens. Use sua intuição, pergunte aos amigos ou ao seu beta qual seria a medida.

5) Overdose de adjetivos

Lá estava ele. Alto, loiro, malhado, de ombros largos, postura confiante, o olhar sedutor que encantava todas as garotas, o sorriso atrevido, o andar despreocupa, vestindo seu casaco esportivo, a mochila dependurada em um ombro só, os tênis gastos pelo skate, as calças rasgadas, os amigos ao lado, todos muito menos bonitos que ele. Talvez se eu os visse sozinhos, até os achasse charmosos, mas quase se apagavam diante daquele garoto perfeito.

Esse erro aqui é o completo oposto da descrição zero, e nenhum dos dois extremos é bom para a sua história. O anterior não deixa o leitor imaginar, a overdose é enjoativa e entediante. Mesmo autores profissionais caem nesse problema, como E. L. James, de Cinquenta Tons de Cinza, ou Stephenie Meyer. No caso dos livros citados, isso acontece para dar enfoque total ao par romântico da protagonista, o que não deixa de ser uma falha. Caso você queria mesmo detalhar uma descrição, faça isso aos poucos, um "lote" de adjetivos de cada vez.

6) "Não se fazer sinopse"... Na sinopse. E seus derivados.

"Leia e descubra" "sinopse lixo, história legal" "leia e comente" "ninguém vai gostar dessa porcaria" "odiei esse capítulo" "eu escrevo muito mal!" "É minha primeira fic" "desculpem os erros" "sejam bonzinhos nos comentários"

Para começar, não recomendo nenhuma dessas coisas. Vou explicar por quê.

"Não sei fazer sinopse" e "sinopse lixo, fanfic legal": aprenda a fazer uma sinopse, então, ou peça uma a um amigo e dê os créditos a ele nas notas, não na sinopse. Não assim tão difícil.

"Leia e descubra": o objetivo de uma sinopse por si só é causar curiosidade, então se ele gostar do que viu com certeza vai "ler e descobrir" a história.

"Leia e comente": nas notas da história, até tudo bem. Sinopse não é lugar para isso.

"Ninguém vai gostar dessa porcaria", "Odiei esse capítulo" e "Eu escrevo muito mal": primeiro, se você não gosto do que escreveu não poste ainda. Reescreva, corrija e peça ajuda até gostar. Segundo, não se desvalorize dizendo que escreve mal. A maioria das pessoas que faz isso é para receber elogios, o que não é uma atitude muito honrosa. Mesmo que você ainda não escreve bem, corra atrás de alguma coisa que te faça evoluir.

"É minha primeira fanfic": não é desculpa para não se esforçar. Faça uma boa estreia, ué. Não dizem que a primeira impressão é a que fica?

"Desculpem os erros" e "sejam bonzinhos nos comentários": corrija os erros. A partir do momento que você posta uma fanfic, está colocando sua história à mostra para todo tipo de leitor com todo tipo de opinião. Não estou justificando grosseria de ninguém, mas se prepare para que alguém não goste, não só para elogios.

7) Atitude arrogante ou grosseria com os leitores

"Sem reviews, sem capítulo!" "Não pedi sua opinião" "Ninguém te perguntou nada"

Não façam isso. Nunca. Número um: se não receber reviews, poste normalmente. Número dois: "ninguém te perguntou" e afins é mentira. E o "opiniões, por favor" nas notas finais, o que significa? Que você perguntou, sim. Fosse pra ouvir só elogios, não diria que não perguntou.

8) Títulos em língua estrangeira... Errados.

"Its love?", literalmente, significa "Seu amor?", e ainda tá errado, porque não se usa "it" para pessoas. Você quis dizer: "Is it love?" = "Isso é amor?" ou "Será isso amor?"

Isso é muito chato, sério. O Google Tradutor nem sempre dá versões corretas, quem fala inglês ou qualquer outra língua estrangeira sabe disso. Até na conversão para espanhol, uma língua com estrutura praticamente idêntica ao português, várias coisas vêm tortas. Prefira títulos em português. Se não tem jeito mesmo e você não fala a língua em questão, para evitar que isso aconteça, poste quando tiver certeza do que está escrito ali ou peça para alguém fluente traduzir para você.

9) Fanfics na categoria errada

"Depois do casamento, Edward e Bella Cullen se mudam para..." Categoria: Originais.

É incontável a quantidade de autores que faz isso. Sua história pode ser denunciada e você vai receber uma advertência da moderação caso seja pego. Mesmo que não aconteça, seus leitores-alvo nunca vão procurar uma fanfics de Crepúsculo fora da categoria Crepúsculo, por exemplo, é o mesmo que procurar tubarão no meio do mato. As categorias servem para facilitar a busca. Não faça bagunça com uma coisa que é para ajudar.

10) Colocar emoticons no texto

"oi linda n___n" "oiiiiiii *.*" "como você tá? *o*" "to bem e você? s2 s2 s2"

Reserve os emoticons para o MSN, o Facebook ou SMS. Eu mesma os uso com meus amigos. Não quero dizer que possam aparecer por todo canto da sua narração, descrição, diálogos...
Assim como os internetês, existe uma exceção para cenas onde as personagens estejam em um chat ou trocando mensagens pelo celular, mas é só. De resto, fuja. Para bem longe.

11) Capítulo de apresentação de personagens

"Fulaninha: Estrutura alta, cabelos escuros e longos com franja, magra e branca, olhos verdes. É amigável, extrovertida, ama festas, garotos..."

Vai contra as regras do site e não é legal, parece que você tem preguiça de escrever. Fichas de personagens são para você usar como ferramentas para você, autor, a fim de não se perder ou esquecer detalhes, talvez em um jogo de RPG (interpretação de papéis), e não devem ser publicadas. Existem vários jeitos de apresentar personagens, dê uma olhada no que os autores de livros costumam fazer e use nas suas histórias.

12) Underline no ligar do travessão

_Temos que correr!_ Ela disse  Não, temos que concertar a fanfic"

Além de ser um erro, é esteticamente feio. Para não ter desculpa de "ai mas eu não sei onde fica o travessão", eu vou ensinar um truque. Se você usa o Microsoft Word para escrever, seus problemas acabaram.

a) Clique na aba "Inserir" e no ícone "Símbolo"








b) Uma caixa com símbolos vai se abrir. Cloque em "Mais símbolos"









c) Uma janela vai se abrir. Clique na aba "Caracteres especiais"



d) Clique na linha aonde aparece o travessão () e com ela demarcar em azul, no botão "Tecla de atalho"



















e) Clique na caixa de texto "Pressione a nova tecla de atalho" e aperte a sequência de teclas que você quer configurar para fazê-lo aparecer.







 

Eu uso a configuração do underline,que é "Shift" + "-". Isso não vai fazer o comando anterior desaparecer do seu Word caso você precise usá-lo, quiser, dê o comendo do travessão e Backspace "apagar" logo em seguida, o símbolo antigo vai dar as caras. E chega de diálogos com underline!

13) Parágrafos "têm de tudo" e com tamanhos bizarros

Não vou dar exemplo dessa vez, saria muita fadiga e eu quero evitar a fadiga. Um parágrafo do tipo "tem de tudo" junta um monte de assuntos sem dar um mísero "enter", aí começa falando das meias que a personagem vestiu e termina com uma reflexão dela sobre o futuro do planeta e o aquecimento global. Isso pode acabar dando a ele um tamanho absurdo, de umas dez linhas ou até mais, ou só ficar tudo confuso mesmo. Em caso de não saber onde começar e acabar cada assunto, peça uma mãozinha ao leitor beta e/ou veja o que autores profissionais fazem.

14) Usar links e imagens por preguiça de descrever

Acordei e me olhei no espelho. (link) Abri o armário (link), fiquei indecisa entre a camiseta (link) e o casaco (link), mas acabei escolhendo o vestido (link). Depois, calcei os sapatos (link) e fiz a maquiagem (link).

Você gosta de moda? Legal. Sua personagem tem bom gosto para roupas? Incrível. Sua fanfic está lotada de imagens e links nos capítulos? Opa, espera aí.
Esse erro irrita o leitor (clicar neles o tempo todo é chato e fotos atrapalham o andamento do capítulo) e encurta demais a descrição. Um texto escrito, como um livro ou uma fanfic, depende da imaginação do leitos e, para deixar claro no que você, autor, está pensando, é necessário descrever.
A quantidade de detalhes e a maneira como eles são expostos varia de acordo com a narração e o assunto na hora. Saiba você ou não como descrever, vá se desapegando dos links. Mesmo que os use vez ou outra, eu recomendo um máximo de dois por capítulo. E, acabou a folga. Escritores, ao trabalho!

15) Alterar primeira com terceira pessoa

Meu nome é Fulana, estou caminhando para a escola. De repente, Fulana viu sua amiga saindo pelo portão, e a aula nem mesmo tinha começado.

Não tem "mas". Está errado. Fica confuso, tira a característica pessoal ou impessoal da história, mistura os tempos verbais, enfim, uma bagunça total. Quer mesmo, mesmo, mesmo fazer isso? Então primeira pessoa em um capítulo, terceira em outro. Não recomento de qualquer modo.

16) Um monte de pontos de vista (POV) no mesmo capítulo

Fulana POV: Dobrei a esquina e vi Ciclana. Meu Deus!
Ciclana POV: Não acredito. É Fulana, depois de todos esses anos? Corri para ela.
Beltrana POV: Observei de longe. Aquelas duas iriam pagar pelo que fizeram comigo.

Assim como o erro anterior, dá um nó na cabeça dos leitores. Dá tranquilamente pra fazer uma história com um ponto de vista por capítulo, vide George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo), Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos e As Crônicas de Kane), Brandon Sanderson (Elantris) e vários outros. No mesmo capítulo vira confusão

17) Marcadores de "on" e "off"

Ligação on. Ligação off, Flash back on. Flash back off, POV Fulana on. POV Fulana off, Pensamento on. Pensamento off

Por favor, não. Dá pra saber que quando a personagem diz "Alô?", a ligação começou e no "tchau", ela desligou. Se não disse "tchau", "colocou o telefone no gancho" ou "apertou o botão de desligar" são mais do que suficiente. Com flash backs, não é tão óbvio, então use letras em itálico ou deixe claro no parágrafo anterior que aquilo é uma memória. Tenho medo de quem usa POV e pensamento on/off. Pensamento entre aspas. Eu imploro.

18) Jogar pedras no seu beta ou em qualquer pobre almo tentando ajudar

"Você tá é com inveja!" "Faz melhor, já que não gostou" "Não tenho culpa se você não entendeu" "não sou profissional, pare de me cobrar" " a fanfic e minha, eu escrevo do jeito que eu quiser" " você é o único que não gosta" "esse é meu jeito de escrever não tente mudar" "o importante é o conteúdo da fanfics, não como em escrevo" "quero opiniões, mas se vier para criticar nem precisa" "Eu n qria w vc corrijisse meu portges soh a istoria!!!!"

Preciso comentar? bem, acho que não. Mas ainda assim, vou comentar. Não faça isso! Se tem pessoas criticando, você precisa melhorar, aceite as críticas, eu mesma já recebi várias e apenas agradeci e melhores meu modo de escrita, ninguém é perfeito, aceite que precisa melhorar e não brigue com ninguém por isso.

Isso é tudo por esse post, espero ter ajudado a melhorar em algum dos erros que você comete e tente não cometer mais, já cometi alguns, tenho que confessar, mas não o faço mais, pois ACEITO AS CRÍTICAS e sugiro que façam o mesmo.
Até a próxima.
Beijos da Ana.